César Loureiro Rodrigues, our founder.
O Rancho Danças e Cantares de Portugal foi fundado por César Loureiro Rodrigues, por iniciativa do então presidente do PISC, Eng. Víctor Cardoso.
Para além de fundador, César Loureiro foi director, ensaiador e tocador de concertina. Neste rancho dançaram também os filhos Fernando, Lucy, Manuel e Fátima.
César Loureiro Rodrigues faleceu na sua terra natal, Vila Nova de Cerveira, no dia 14 de Janeiro de 2018, com 95 anos de idade.
A assinalar esta data, na festa do 40º aniversário do rancho foi prestada homenagem a título póstumo ao fundador, e descerrada uma lápide (fotografia) em sua memória.
RESUMO HISTÓRICO DO RANCHO DANÇAS E CANTARES DE PORTUGAL
O Rancho Danças e Cantares de Portugal foi fundado em Março de 1978. O Rancho é composto por um Rancho Adulto e Rancho Infantil que mais tarde foi adquirido ao rancho adulto.
O Grupo Folclórico Danças e Cantares de Portugal teve a sua estreia no dia 18 de Março 1978, integrado no Aniversário do seu Clube-Mãe, o Portuguese Instructive Social Club (P.I.S.C) de Elizabeth. Este Rancho preserva os usos e costumes do Minho.
Foi fundado por minhotos residentes nos Estados Unidos e tem como objectivo preservar os usos e costumes do Minho, e divulgar a cultura tradicional minhota.
Assim, é objectivo deste grupo dar a conhecer e divulgar as mais variadas manifestações típicas da cultura do povo Minhoto, o Ttajar, o cantar, e o dançar, procurando despertar na juventude o respeito e a valorização desta cultura.
Do seu reportório fazem parte danças e cantares do Baixo Minho, nomeadamente viras e chulas, tendo como suporte musical uma ronda composta por cavaquinho, violas braguesas, concertinas, bombo, ferrinhos e reco-recos.
Os seus trajes representam a diversidade de zonas existentes na região do Minho, porém, há peças que são comuns a todos eles.
A mulher usa saia muito rodada até ao tornozelo de baetilha bordada a vidrilhos, avental colorido, blusa branca bordada, colete bordado, colete bordado, meias brancas rendadas feitas à mão, chinelas e lenço de cabeça com franjas, algibeiras com diferentes desenhos, os lencinhos, e na cabeça lenço colorido de merino franjado.
O homem usa camisa branca bordada ou marcada a vermelho nas mangas e no peito, colete, calça preta, uma faixa à cintura, meias brancas, sapatos e chapéu.
Desde a sua fundação em 18 de Marco de 1978, o rancho tem representado condignamente o Minho, não só nos Estados Unidos como também no Canada, Pennsylvania, Connecticut, Massachusetts, Rhode Island, New York e Maryland.
O Grupo está sediado no P.I.S.C. (Portuguese Instructive Social Club) de Elizabeth, New Jersey. Entre outras actividades organiza anualmente o seu aniversário, a noite de convívio e o tradicional arraial Minhoto de convívio cultural no recinto do P.I.S.C.
Os Ranchos Danças e Cantares de Portugal, cumprem os seus objectivos da seguinte forma:
1) Promover e desenvolver a cultura do folclore entre os associados;
2) Fomentar o intercâmbio entre os jovens de diferentes regiões de Portugal, tendo em vista a troca de ideias, experiências, mútua compreensão, respeito e amizade;
3) Promover o contacto directo com a cultura e respeito pelo ambiente folclórico;
4) Defender e valorizar o folclore;
5) Ocupar os tempos livres dos jovens;
6) Realizar actividades de voluntariado;
7) Desenvolver projectos de preservação do ambiente folclórico;
8) E por fim recuperar os usos e tradições dos antepassados e da nossa cultura Portuguesa;
Das muitas actuações que já tiveram, destacamos algumas:
... Participação no festival de folclore do dia de Portugal todos os anos em Elizabeth e Newark, New Jersey
... Participação no festival de folclore no Canadá;
... Participação no festejos do Dia de Portugal em Pennsylvania’
... Convívio de aniversário em Connecticut, Massachusetts, Rhode Island, Mineola e Maryland;
... Convite para cerimónia de casamento em New York City;
... Participações de convívio e arrais, em New Jersey: Elizabeth, Newark, Perth Amboy, Long Branch, South River, Kearny, Union e Festival de Folclore em Elizabeth.
Em 2017, tendo como director Tony Brito, e José Carlos Brito presidente do PISC, este rancho foi totalmente remodelado adaptando-o a novas músicas e novos conceitos entre os seus membros;
No dia 8 de Setembro de 2018, com Tony Brito como director e ensaiador, o rancho estreou os seus novos trajes, tipo Mordomas do Minho, com a seguinte composição: casaquinha cintada de aba curta muito enfeitada, com pinças na frente e nas costas, adelgaçando a figura. O comprimento da manga termina acima do punho. A saia apresenta um cós plissado fixo que tem como função acentuar e ajustar a linha da cintura. A roda sai livre e abundante do cós, atingindo um perímetro três vezes superior à medida da cinta. Tem também uma barra larga de veludo bordado de missangas com um desenho naturalista. O avental de veludo, também franzido, é bordado com missangas, representando no centro a coroa e armas reais ou o escudo português, completando o adorno com «silvas», possui um folho pregueado de seda preta e galão de seda da mesma cor, com aplicação de missangas. Calçam meias rendadas brancas e chinelas de tela pretas lisas ou bordadas a branco. Na cabeça, um lenço de seda fina de cor viva ou um véu de tule.
No dia 22 de Setembro de 20018 levou a efeito, no PISC, o Grande Arraial e Desfolhada que decorreu com muito sucesso.